PRECISAMOS NASCER DE NOVO?

Publicado: 20/03/2011 em Uncategorized

20/03/2011 – 2º Domingo da Quaresma

São João 3: 1-17

 

 

O Santo Evangelho de hoje nos mostra um diálogo importantíssimo: Jesus e Nicodemos. Esse diálogo consciste em um assunto que quase não se fala hoje dentro das igrejas evangélicas/protestantes espalhadas pelo Brasil: “O verdadeiro Novo Nascimento”. Jesus mostra a Nicodemos que para alcançar o reino dos Céus é nescessário nascer de novo, ou seja que era nescessário Nicodemos se arrepender.

è justamente isso que falta hoje em dia, pois vemos nas nossas igrejas pessoas que vivem o seu estilo de evangelho sem nenhum compromisso com a Igreja e principalmente com o Deus da Igreja. Mais na verdade só tem compromisso com a noiva de Cristo quem realmente nasceu de novo, ou seja nasceu da água e do espírito.

Jesus nos diz em sua santa palavra que sem santificação não veremos a Deus. Essa santificação só é alcançada no momento em que nos arrependemos de nossos pecados e nos entregamos por inteiro ao Senhor de nossas vidas. Era justamente isso que estava faltando para Nicodemos: se arrepender de seus pecados e se dedicar a Deus Todo-Poderoso.

Temos que pedir a Deus que o nosso eu diminua e que Ele cresça em nossas vidas caso contrário não tivemos novo nascimento. Nossos costumes e manias também tem que se adequar a nossa nova vida. É inconcebível uma pessoa que nasceu de novo, que tem uma nova vida em Cristo assistir certos programas de televisão como Big Brother Brasil, Amor e Sexo e programas e novelas com conteúdeos que fazem apologia ao sexo foras de casamento e a homossexualidade como algo normal. Pessoas com nova vida em Cristo nem pensam em assistir esses tipos de programas e novelas. Existe lógico muita coisa boa e de qualidade na TV programas educativos, desenhos e programas infantis de qualidade.

Temos que raciocinar e rever nossos conceitos, costumes e manias para que em oração possamos realmente pedir a Deus de coração para que Ele conceda tudo o que Ele achar que seja de bom proveito para nosso crescimento espiritual. Devemos nos abster de algumas coisas que tem desagradado a Deus em nossas vidas. Pecamos por pensamentos, palavras, obras e omissões e no bem que deixamos de fazer ao nosso próximo. Pecado faz parte da nossa natureza decaída e pecadora, mas não devemos sentir prazer no pecado pois somos povo eleito de Deus.

Para completar o Santo Evangelho de hoje a Palvra de Deus nos mostra um versículo muito conhecido no meio evangélico e interpretado pela grande maioria erradamente. João 3: 16: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito para que todo aquele que Nele crer não pereça mais tenha vida eterna.

Alguns tem empregado essa frase para sugerir que a morte de Jesus fez expiação por todos os seres humanos, e baseiam essa concepção na idéia de que Deus ama a todos da mesma maneira e com a mesma intensidade. É verdade que no Novo Testamento ensina que a oferta do Evangelho é gratis para todos, pois todos são convidados a compartilhar de Cristo. No entanto, em outras passagens desse mesmo Evangelho, Jesus deixa claro que sua expiação foi limitada e não ilimitada, ou seja, que a sua espiação foi planejada somente para os eleitos (Jo 6: 37-40, 10: 14-18, 17: 9). Parece que Jesus usou o termo “mundo” para indicar que a sua obra salvadora não estava limitada aos judeus, mas se aplicava às pessoas em todo mundo (isto é, aos eleitos de todas as nações).

Vamos colocar em nosso coração o desejo de nascer de novo, vamos experimentar esse novo nascimento que Cristo oferece aos escolhidos por Deus Pai desde antes a fundação do mundo. Só com esse novo nascimento é que podemos saber se somos ou não povo eleito de Deus.

 

Paz e Bem
Sem. Bruno Leandro

Anúncios
comentários
  1. Jorge Luis disse:

    Olá, achei seu blog por acaso quando procurava para material de estudo sobre teologia, patrística, iconografia, epigrafia, arqueologia bíblica, etc.

    E acredito que você possa se interessar por esses blogs

    http://patristicabrasil.blogspot.com/, história e patrística da igreja do século I ao VIII, todo em português.

    http://iconografiascristas.blogspot.com/, Ícones antigos da igreja.

    http://angelusexverum.blogspot.com, que pretende comprovar verdades da Igreja a partir de achados arqueológicos.

    Conheça a história da sua igreja para saber a razoes de sua fé.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s