ESQUISITICES DA MÚSICA GOSPEL: DANÇA PROFÉTICA

Publicado: 01/04/2010 em Uncategorized

Uma das mais marcantes características litúrgicas das igrejas neopentecostais são os grupos e ministérios de dança. Do Oiapoque ao Chuí tornou-se comum encontrar nas comunidades evangélicas grupos coreográficos que dançam em meio ao louvor. Mediante passos coreografados, roupas extravagantes e esvoaçantes, além de variados acessórios, rapazes e moças dançam de forma esfuziante enquanto o povo de Deus entoa canções a Deus.

Bom, antes que seja apedrejado pelos bailarinos de plantão, quero afirmar que acho a dança uma arte belíssima, e que acredito piamente que possua o seu lugar e espaço no cenário evangélico. Entretanto, colocar a dança em meio à adoração é no mínimo mau gosto. Ora, para inicio de conversa o momento de adoração deveria ser única e exclusivamente para adorar a Deus e não para a apresentação de grupos artísticos. Para piorar a situação algumas das danças em questão são absurdamente sensuais, de péssima coreografia e com uma roupa que faz inveja a qualquer concurso brega deste pais.

Se não bastasse essa esquisitice toda, os que advogam o ministério de dança o fazem afirmando que quando dançam, agem profeticamente. Como não poderia deixar de ser, os bailarinos gospel forçam uma intrepretação biblica fundamentando sua prática em textos do Antigo Testamento, como por exemplo, os episódios ocorridos a Miriã e David respectivamente. No novo Testamento encontram base para o seu comportamento ao afirmarem que João Batista estremece e salta de alegria no ventre de sua mãe ao sentir a presença do Messias. Além disso, afirmam que a Igreja nasceu em Jerusalém, não em Roma e em virtude disto podem dançar com liberdade.

Caro leitor, vamos combinar uma coisa? Não sou contra a dança, desde que seja feita de forma contextualizada e fora do momento de louvor com musica. O que não dá, é no meio da adoração, tirarmos a atenção daquele que nos salvou focando num bando de dançarinos despreparados, achando que aquilo que fazem é expressão de arte. Ora, se querem dançar, que o façam em momentos diferentes através de ritmos diferentes e com roupas menos esquisitas.

Pois é, como já escrevi anteriormente, parece que nos últimos anos a igreja se perdeu no caminho em direção ao trono do Altíssimo. Definitivamente a coisa está feia! Minha oração é que o Senhor nosso Deus nos reconduza a sala do trono e que lá possamos adorá-lo integralmente entendendo assim, que a glória, o louvor, a soberania pertence exclusivamente a Ele.

Pense nisso!

Fonte: Púlpito Cristão

About these ads
comentários
  1. viviane disse:

    Bom vc em metade não está errado !!mas te pergunto!!SE Deus te deu o dom de dançar !!! por q não adora-lo com a daça!! Se Deus te deu o dom de dcantar porq não adora-lo com o canto !!
    Claro q q ter uma ética !! mas sabendo fazer !! com amor e com o poder do espirito santo !! desculpa mais é tremendo !!! E DEUS JAMAIS SE ENTRISTECERÁ !!!

  2. Gleyciane disse:

    Devemos sim adorar a Deus com danças, e pq não no altar? Desde que tudo seja feito com ordem e descencia!

    Deus nos criou para o louvor de sua glória, como diz em Isaías 43.7. Com todo o nosso ser ? espírito, alma e corpo ? podemos exaltar Aquele que é digno de todo louvor, adoração, domínio, poder, honra e glória por toda a eternidade.

  3. Jéssica disse:

    A paz! Não espero te convencer do contrário com meu comentário, inclusive porque, de certa forma, em meu passado, pensava semelhante a você.
    Começo com uma frase sua…

    “Entretanto, colocar a dança em meio à adoração é no mínimo mau gosto.”

    Você separa as suas atividades da adoração ao Senhor?
    Até onde sei, devemos fazer tudo pra glória Dele, certo?
    Meu querido, você ja leu o Salmo 150?

    Muitas igrejas tem sim o Ministério de dança, teatro, contação de histórias … assim como o de louvor. A obra não é nossa, somos apenas instrumentos do Pai. Quando Deus nos chama, amado, entregamos a direção de tudo nas mãos Dele.
    Assim como quem louva, utiliza a voz, quem dança, utiliza o corpo como instrumento de Deus etc etc.
    Tem que haver santificação, disciplina, humildade ao fazer o que for para o Senhor. Quando não há um chamado, é visível em cada detalhe, na postura, nas roupas, nos passos… Assim também, quando há o chamado. Porque o Senhor quebranta, quebra, molda.

    Há vários tipos de dança, de guerra, de adoração, de reverência… Procure entender a razão de cada uma, as referências na Bíblia…

    Conforme disse no início, pensei um dia semelhante a você, mas quando senti a presença de Deus… Tudo mudou. A minha vida é adorá-lo.
    Hoje, temos um Ministério de Artes em nossa igreja, com uma liderança escolhida por Deus, a Roseli. E muitos se achegaram a Jesus através de nossas vidas, há benção maior que essa?

    Deixo uma pergunta… Você já dançou na presença de Deus ou já sentiu o que é vivenciar essa experiência?
    Experimente, abrir os olhos espirituais quando ver a uma dança, deixe Deus falar com você. Se for do homem, Ele vai revelar, e se aquele grupo ou pessoa tem o chamado do Pai, Ele também vai revelar. E aí sim, você saberá que a dança é uma forma de adoração, de evangelização tanto quanto a pregação, o louvor.

    Espero um novo post, pós experiência.
    Abraços,

    • Camila disse:

      Concordo plenamente com a jéssica!
      A dança é sim uma forma de adoração a Deus e como ela disse;Tem que haver santificação,disciplina,humildade e também amor ao que for fazer pra Deus.

      E antes de ficar criticando deveria refletir muito antes,porque tudo o que saír da nossa boca no dia do juízo final teremos que dar conta de cada palavra!

      E já imaginou se por causa dessas palavras que você escreveu matar,uma alma!!!

      ‘Uma alma vale mais do que o mundo inteiro’

  4. Nádia Teóloga disse:

    Caro Seminarista Bruno…
    Congratulações por seu esforço em buscar mais do enhor através de um seminário teológico… fique firme… pois durante essa jornada passamos por grande e fortes tempestades que tantam nos fazer desistir da busca do verdadeiro conhecimento de um Deus Altíssimo, Todo Poderoso e que está completaemente além das nossa limitadas compreenções…
    Compreenções estas, que inclusive o tem levado a criticar com tanta veemencia aquilo que o samista nos orienta, a adorar ao Senhor com adulfes e danças… e que orientações melhores para seguirmos que aquelas expressas no livro – compreendido pelos maiores estudiosos da Biblía – como o manual de adoração ao Senhor.
    Que melhor lugar teriamos para adorar ao senhor senão no templo que separamos para tal fim. E como vc mesmo disse onde devem acontecer a adoração ao Senhor, e não aos irmãos que estão no local, porque se formos levar por sua compreensão não poderiamos inclusive aceitar músicos e cantores cantando e tocando dentro das igrejas na hora da adoração para não tirarmos a atenção de quem está no culto…
    Peço ao Deus, cuja eterna incompreenção causará em seres limitados como nós, que te dê maiores experiências expirituais com Ele, para poder transcender deste seu nível de compreenção do que é verdadeiramente a adoração que ele espera de nós…
    Ah… e lembre-se, náo julgue o servo alheio… que está prestando adoração ao Seu Senhor… deixe que o próprioSenhor do servo o faça.
    Nádia Borges
    Teóloga
    Especialista em Traduação de Línguas Bíblicas
    E Adoradora incondicional do Senhor

  5. Sâmela disse:

    Primeiramente acho isso tudo que foi dito um absudo ter saído da boca de um homem de Deus, dança é um forma de adorar a Deus como o louvor os dois andam lado a lado, danço sou líder do ministério de dança e sou completamente contra todas as besteiras que o Senhor disse e acho melhor ler mais a biblia.
    Fica na paz, e pense mais no que postar na internet.

  6. KAROL disse:

    NOSSA MUITO BELA ROUPA QUERIA Q SE VC PUDESSE ME MANDASSE O DESENHO EU UMA FOTO DE FRENTE PARADA

  7. Paula disse:

    A graça e a paz do nosso Senhor Jesus Cristo que vive e reina para todo o sempre amém!Olá sou Paula.Sou ministra de dança e não lhe culpo ou lhe discrimino pela sua visão.Críticas não fazem parte do meu caráter mas gostaria de dar um testemunho.Primeiro,lêia Sal 150(obs.:Adufe quer dizer dança).
    Certo domingo pela manhã durante o ensaio do louvor juntamente com a dança claro,estavamosdançando um louvor,quando entrou uma mulher e ficou ali a nos observar então nos aprossimamos e ela declarou:Meu sonho era ter sido bailarina.Então falamos que não faiamos ballet e que eramos ministras do Senhor,pois Ele nos ensinou a dançar e convidamos para o culto logo mais a noite.Ela compareceu,sentou-se na primeira fila e adorou a Deus com todas as suas forças ao ponto de o demônio que havia dentro dele se manifestar e aquela mulher foi liberta não por uma simples dança,mas porque assima de tudo somos instrumentos do Senhor.
    Cuidado!O seminário de teologia é pra quem tem uma mente fortalecida em Cristo e não é levado por qualquer vento de doutrina.Alguns seminaristas costumam achar que conhecem muito sobre Deus pelo fato de fazerem teologia,mas o que nos dá o verdadeiro conhecimento sobre a pessoa de Deus é a experiência com Ele.
    Se você tivesse uma empresa e estivesse precisando contratar um funcionário para ocupar o cargo de caixa sendo que haviam duas pessoas para serem entrevistadas qual das duas você escolheria?
    a)Um sabe como funciona tudo em um caixa mas somente na teoria.
    b)O outro nunca fez um curso mas tinha em seu curriculum sete anos de experiência em caixa em uma grande empresa.
    Então,o que vale mais a teoria ou a experiência?
    Não julgue seus irmão em Cristo pois a alma do Senhor abomina os que semeiam contenda entre irmão e você está levantando indignação entre os irmão por coisas que não vão edificar em nada.Pense nisso.
    Que o Senhor te abençõe irmão e te use não dessa forma errada disperdisando o talento que Ele lhe deu,mas pregando o evangelho de Cristo,é pra isso que buscamos aprender mais da palavra de Deus.

    • Marilac Vieira disse:

      Oi Paula! concordo com todo que você disse. Mas adufe irmã, é um instrumento “bandeiro quadrado”. Abraço amada!!!

  8. Walesca disse:

    A Paz de Cristo meu irmão, respeito a sua opiniao, porém não concordo com você. Nós devemos vigiar ao dançar, assim também ao fazer qualquer outra coisa, pois temos que ser exemplo! Quando você entrega sua vida a Jesus e consagra tudo que você tem a ele verdadeiramente, você passa a ser somente do Senhor e a fazer somente a vontade dele. Querido irmão, talvez você tenha está opinião por nunca ter dançado na presença de Cristo, por não ter sentido a presença dele ao fazer um gesto, uma expressão, um passo, é maravilhoso quando nós ouvimos uma música e começamos a dançar na presença de Deus, a pular, a girar, enfim, a COREOGRAFAR! Passamos por ótimas experiências ao fazer com que Cristo use nosso corpo, é inesplicavél, muito lindo, tremendo! Espero em Deus que você reconheça que Cristo é o autor de coreografias feitas por coreográfos que são verdadeiros adoradores! Que Deus te abençoe!

  9. OLHA AQUI , QUERO DEIXAR UM RECADINHO PARA VOCÊ:
    A DANÇA NAO NADA DE PÉSSIMO GOSTO NEM MESMO AS VESTES DE LUOVOR SAO DE DAR INVEJA Á CONCURSOS BREGAS, O QUE FALTA SOBRE VOCÊ NA VERDADE E CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS, E SE VC NÃO SABE A DANÇA TAMBÉM É UMA FORMA DE ADORAÇÃO PARA DEUS, ENTÃO VOCÊ TOME CUIDADO COM O QUE ESCREVE NESTE SEU BLOG, E COMO VC MESMO DISSE , ESTOU TE APEDREJANDO SIM, E SE VER MAIS DE SEUS COMENTÁRIOS SATANICOS O BICHO VAI PEGAR TÁ BOM?
    SEMINARISTA DE POUCA FÉ!!!
    O MEU POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO,(OSÉIAS 4:6) VÁ LER MAIS A BÍBLIA DEPOIS VOCÊ CRITICA COM CONHECIMENTO TÁ BOM? AH E SE VOCÊ SE ACHA TAO PREPARADO PORQUÊ NAO ENSINA O BANDO DE DANÇARINOS QUE VC SE REFER ACIMA?
    PENSE NISSO TÁ QUERIDO E ORE BASTANTE ANTES DE CRITICAR A DANÇA DENTRO DA IGREJA!
    FIK COM DEUS!!!

  10. shaylene disse:

    “O escânda-lo lhe é lícito..mas ai daquele que o trouxer”!!
    Pense nisso querido!

  11. Brizza disse:

    olá meu irmão!
    Se você não sabe, a dança é uma das expressões máximas de adoração ao Senhor, onde o verdadeiro adorador utiliza seu corpo(com descência), sua alma e seu espírito para entrar na sala do Trono do Deus Altissìmo e prestar a Ele a honra que lhe é devida.Assim toda a tricotomia(alma, corpo e espírito) aos pés do mestre.O importante é que tudo seja feito para Deus.Lembrando que um dos meios de evangelização mais eficazes é através da dança, pois é comprovado cientificamente que o homem registra mais em sua memória aquilo que vê e ouve ao mesmo tempo.O objetivo da Propaganda de forma geral, é ficar registrada, chamar a atenção para tal mensagem.O evangelho precisa ser registrado e chamar a atenção das pessoas, claro que sem sair do foco que é Jesus.Portanto, anunciemos o evangelho com os dons e talentos que o senhor nos outorgou, frutifiquemos!frutos bons que agarade o coração do Senhor da ceara.Aquele que tem o dom de cura que Deus o use, aquele que tem o dom de pregar que Deus o use para pregar a verdade, Aquele que Deus chamou para levar o evangelho através da arte da dança que Deus o use em nome de Jesus!!!!!
    Líder de coreografia gospel –
    Grupo Kadosh

  12. franciane disse:

    é meu querido de fato suas palavras podem lhe trazer muitas críticas, é um direito seu ter uma opinião formada em relação a dança!que pena!!!!!!!!!não julgue a sua experiência com Deus com as dos outros, Deus busca verdadeiros adoradores e não verdadeiros julgadores. meu caro o que eu aprendi nesses anos de ministerio é o nosso Deus é um DEUS ilimitado, as formas de adorá-lo são individuais, o que vc fala não se a verdade mas sim o Deus fala , a sua palavra não é a última palavra,vc tem uma interpretação equivocada e distorcida da verdadeira adoração, vc conhece mesmo a Deus ou o estudo da teologia formou um pensador e não um adorador? eu já vi varios cair aos pés do SENHOR quando entendeu o verdadeiro sentido do que Ele é, e vc precisa ser humilde para enxergas Sua grandeza e sem limites.estude menos e adore mais!!!!a paz do Senhor!!!!!!
    ministra de dança!!!!!!!

  13. jessyca *o* disse:

    amei o modelo, o conjunto das cores e td mais
    por favor si alguem deste site pode entra em contato comigo, meu msn é: jessyca_karollyne@hotmail.com
    agradeço

  14. Damaris disse:

    “jer 31:13 – então a virgem se alegrará na dança, como também os jovens e os velhos juntamente; e tornarei o seu pranto em alegria, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza.

    lam 5:15 – cessou o gozo de nosso coração; converteu-se em lamentação a nossa dança.

    1sa 18:7 –
    e as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: saul feriu os seus milhares, porém, davi os seus dez milhares

    sal 150:4 – louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos.

    • Pra. Tatiane Rocha IBA disse:

      muito bom Damaris assim quem sabe ele lê mais a biblia antes de dizer coisas sem fundamento algum

  15. gilmara disse:

    QEM ES TU QUE JULGA O SERVO ALHEIO,?DEUS NAO DEIXOU ESPIRITO DE JUIZ NA TERRA E SIM ESPIRITO CONSOLADOR.PORQUE AO INVES DE FICARMOS JULGANDO O MODO OU A FE DOS OUTROS NAO NOS PREOCUMOS EM DEMONSTRAR UM POUCO DAQUILO QUE O SENHOR NOS DA TODOS OS DIAS QUE E O AMOR INCONDICIONAL?EXISTE TANTA GENTE POR AI PRECISANDO SENTIR MAIS DA PRESENÇA DO SENHOR,DEDIQUE-SE A SER MAIS AJUDADOR DO QUE ACUSADOR ALIAS QUEM ACUSA?/??????????.

  16. regiane quadras de jesus disse:

    ola querido venho aq deixar uma resposta pra vç ,pq critica tanto a dança ,feche seus olhos talvez essa empatia pela dança ,vç tenha muita vontade de estar dançando tambem e sente vergonha de expressar sua adoraçao ,seja livre adore o senhor ele nao deixou a formula certinha de estar adorando ,pois nao vem vç ditar como si deve fazer ,vai buscar mais pela presença do senhor ai sim vç sera livre pra adorar aqueel q digno de toda adoraçao nao importa como si dançando pulando com roupas bregas ,eel so quer nosos coraçao limpo e sincero ,seja livre e que o senhor ti abençoe

  17. Afirmações assim que eu gosto!!
    Convictas e sólidas sem embasamento algum. Meus parabéns.

  18. Thalita disse:

    Amei a roupa, muito linda mesmo! parabens!!!

  19. layde luz disse:

    Amado nos vemos na glória
    Tenho certeza que estarei lá, dançando e cantando ao Senhor.
    Lá não vou mais precisar de bíblia para conhecê-Lo,pois o conhecerei pessoalmente.
    Nem fazer contenda com o que achamos que conhecemos da bíblia.
    Vamos só adorá-Lo.
    Graça e PAZ.

  20. Abigail disse:

    Dança é UM ATO PROFÉTICO
    Adoramos a Deus através da dança, queremos o agradar com aquilo que nos há de melhor, não quero agradar ao mundo e as pessoas a minha volta…
    Acredite roupas bonitas, decotadas, danças sensuais que agradam ao mundo e algumas pessoas, não são as que vão agradar a Deus, pois Deus que o seu melhor, o que vem de dentro do seu espírito e da sua verdade, a paz do seu interior, a adoração do seu amor a Ele…
    Louvem o Seu Nome com danças,e lhe cantem louvores com adufe e harpa”. Sl. 149:3… Trazendo à Igreja o entendimento da “restauração do tabernáculo caído de Davi” (At. 15); com unção de vitória e livramento, como Miriã, com restituição e restauração; como Davi; dançando por causa do grande milagre, como o homem curado por Pedro e João, ao entrar no Templo; rejeitando a sensualidade de Herodia (que dançou pela cabeça de João Batista) e a dureza de Mical, que censurou a dança de Davi. Dançamos como a virgem que se alegra, por que o Senhor tem transformado nossa tristeza em regozijo. Lembramos que a Igreja nasceu em Jerusalém, não em Roma. Desromanizamos, assim, o nosso entendimento, e profetizamos que onde está o Espírito de Deus, aí há liberdade. Quando Davi trouxe a Arca do Concerto de volta, ele vinha dançando à Sua frente. Como um Noivo que se alegra em se encontrar com a noiva, assim a Igreja se prepara para o encontro com seu Noivo.

    Louvar-te-ei, Senhor Deus meu,com todo o meu coração e glorificarei o teu nome para
    sempre ( SL 86:12 )…
    Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos. (Salmos 150:4)
    Então a virgem se alegrará na dança, como também os jovens e os velhos juntamente; e tornarei o seu pranto em alegria, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza. (Jeremias 31:13)…

    Adorem e louvem ao Senhor com danças, mas lembre-se: sinta a presença de Deus agir sobre você, dê o seu melhor vindo do interior de seu ser, e deixe que Deus saiba que você está fazendo aquilo para O adorar e agradar, e não apenas para fazer bonito para as pessoas que estão te vendo você…

    “Sou grata ao Senhor por sentir sua presença e poder te servir. Através da dança eu o louvo e adoro em verdade e espírito, com todo o meu coração. TE AMO OH DEUS “

  21. […] The busiest day of the year was 8 de dezembro with 181 views. The most popular post that day was ESQUISITICES DA MÚSICA GOSPEL: DANÇA PROFÉTICA. […]

  22. Adriana disse:

    Ao contrário do que muitos pensam, a dança é sim uma maneira verdadeira de adorar a Deus.
    Tudo é Dele, por Ele e para Ele. Se antes dançavámos no mundo pra satisfazer a vontade da nossa carne, por que não podemos, agora, que conhecemos a verdade dançar pro Senhor?

    Se vemos a dança na igreja como algo desnecessário é porque falta a visão do espirito em nós, talvez estajamos vendo pelos olhos carnais, quando encontramos defeito na casa de Deus, algo está errado.

    Deus nos chama, e cada um possui o seu talento, se os enterrarmos, não passamos de servos inúteis e infiéis.

    Eu danço e continuarei dançando se assim Deus permitir. Não porque quero aparecer, mas porque Deus habita no meio dos louvores, e eu também o louvo com a dança. E quanto á roupa… Deus não é discreto. Seus olhos são como fogo e seus cabelos são brancos como a neve. Ele brilha.

    Pra Deus só serve se fizermos o melhor, seja em qualquer ministério.
    Viva a Dança………..

  23. larissa disse:

    EU ACHO UM ABSURDO VCS CRITICAREM A MUSICA GOSPEL .TEM MUITAS MULHERESQ FICAMDANÇANDO PELADAS AI E VCS FALANDO DA DANÇA EVANGELICA VAI CUIDA DA SUAS VIDAS!!!!!!!!!!!”!!!!

  24. Sandra disse:

    O dia mais movimentado do ano foi de 8 de Dezembro com 181 visualizações…
    Olha querido, o que me trouxe aqui foi essa linda foto pesquisando no google sobre adoração profética, mas te confesso que perdi meu tempo lendo suas afirmações e as tentativas dos irmãos querendo “defender” a dança profética!!Concordo com alguns que disseram que vc precisa sentir a presença do senhor e é somente isso que fará a diferença, por mais que pareça que o que realmente deseja são muitas visualizações no seu blog pelo que postou no dia 13/01 e não o entendimento do que realmente seja adoração!!! Eu profetizo em nome do Senhor Jesus que vc tenha um ano abençoado e repleto da presença do Senhor e que sozinho com o Pai adore-o em espírito e em verdade e sinta a Sua santa presença. Fique na Paz!!!

  25. Rute disse:

    Querido, vc foi no mínimo infeliz nesta abordagem sobre dança com enfoque cristão. Lhe faltou conhecimento sobre o assunto.
    Assim como existe cantores, pregadores, pastores e outros que desenpenham mau a sua função também existem dançarinos e bailarinos que assim o fazem. Vc infelizmente tomou como exemplo de regra os que desenvolvem imaturamente o seu ministério.
    Dois pontos devem ser observados:
    1. Iste tipo de movimento é algo novo em nosso meio. Assim como a música um dia foi e o falar eloquentemente em sermões também. Logo a dança está fase de amadurecimento no meio cristão.
    2. Não podemos medir a adoração e espiritualidade a partir de vista humana. Será que o q vc está fazendo seria isso?

  26. jaqueline disse:

    Acorda Igreja Evangélica do Brasil!!! ficamos tentando provar entre nós que isso é certo ou aquilo não é. Jesus disse Ide pregai o Evangelho, para isso é preciso VIVER o Evangelho, sermos Santos ou nada mais…(Como dizem em suas canções os católicos da Canção Nova).Há de tudo em nossas Igrejas, shows, danças, auto-proimoção de pastores e líderes, que se intitulam de mestres, mas nada ensinam do viver diário na palavra, nossos jovens não se guardam mais, não há pureza nos jovens, no casamento, não lutamos pela causa dos inocentes, ficamos em nosso mundinho de faz de conta dentre das Igrejas e o mundo lá fora jaz na promiscuidade de todo tipo, não somos mais humildes, queremos nos vestir com luxo, ter carros caros, não vivemos vida modesta, casta há muito. ?Não temos feito a diferença em nenhum lugar. Jesus está morto em nossos corações, fazemos só o que queremos dentro das Igrejas, e ficamos tentando provar que estamos certos uns para os outros. Será que o Senhor está no meio de tudo isso, Igreja Evangélica Brasileira????

    • Roselly Oliver disse:

      Cala a boca sua maluca!!
      Nem todos sao como vc fala!!
      Quem vc pensa q é para julgar
      as Iglejas Evangélicas Brasileiras???
      Acorda, nao durma no ponto q assim
      vai ser pior para vc…

  27. daiana disse:

    eu não vejo dessa forma não pq eu danço na minha igreja faz 5 anos e já vi coisas maravilhosas acontecer atravez da dança profetica oq falta para vc é estudar um pouco mais sobre isso na biblia faça isso

  28. Mariana disse:

    Opinião, cada um tem a sua.

  29. pastor cirineu disse:

    caro seminarista parabens pelo seus comentarios são dignos de quem esta aprendendo.acho que voce deveria em primeiro lugar aprender a conprender as coisas de DEUS e se preocupar mais com assuntos semelhantes tais como pregar a palavra,fazer discipulos e não criticar as pessoas aprenda meu amado a adoração não e’ pra voce ; obs. mau gosto tem voce pelos seus comentrios

  30. Euzamar Sales disse:

    não devemos cometer o mesmo erro que mical (esposa de Davi) cometeu quando o viu dançando em frente a arca da aliança, que representava a presença de Deus; Nenhum homem é capaz de sondar o coração de Deus dizendo o que é certo e o que é errrado para manifestar adoração, dizendo o que Ele aceita ou não. Só Ele sabe nossas intenções então cabe a Ele rejeitar ou não.Se quisermos ser secretários de Deus corremos sérios riscos de ficar “estério”.

  31. Nana Garcia disse:

    Querido, que lástima saber que você perde o seu tempo escrevendo tantas asneiras, Deus te perdoe e tenha misericórdia pela sua blasfêmia contra o seu Espírito Santo. Por que blasfêmia? Por que caso você não saiba, e pelo visto não sabe, quem está agindo enquando os(as) ADORADORES e não dançarinos como você disse, adoram com dança o Senhor, é o próprio Espírito Santo. Outra coisa, a adoração com dança não serve para distrair o povo de Deus, pois, no momento da adoração quem é verdadeiro adorador estar de olhos fechados se concentrando nas coisas do alto, logo, quem se distrai com a adoração com dança, me desculpe, mas não estar adorando! O único que precisa ver a adoração é Deus, então cada um se importe de oferecer a sua para Deus e não perca tempo se “distraindo”. Mais uma coisa, dança profética é algo do coração de Deus, no qual a dança serve como canal de bençãos onde o Senhor libera através da adoração com dança muitas e muitas bençãos no mundo espiritual que você jamais irá ver com seus olhos carnais abertos e não os espirituais como você tem feito ultimamente se preocupando tanto com a adoração com dança. Talvez no dia que você tiver uma intimidade com Deus e você perguntar a Ele porque a adoração com dança e não “expressão de arte” como você disse, é feita em meio ao louvor, Ele irá te explicar. Enquanto isso, use o seu tempo buscando intimidade com Deus para que você comece a entender da maneira certa as coisas que vem de Deus. Fica na Paz meu irmão, se é que eu posso designá-lo de tal maneira. =)

  32. Cida Martins disse:

    Olá querido..não sei se seu objetivo é ibope e polêmica pq não poso julgar a intenção do seu coração…mas a adoração não se restringe a um ato..um momento..a adoração é um estilo de vida…o momento de participação dos ministros de dança nas reuniões de celebração vem para enfatizar a msg e ministrar sim cura..libertação..unção… os dons do Espírito…tenha bons olhos para que todo seu corpo seja bom evc também possa oferece-lo em sacríficio vivo ao SENHOR e não ser mais um mero expectador com críticas infundadas..Fique na paz!!!!!!!!!!

  33. vanessa disse:

    Vc foi bem contraditório,disse que não queria ofenfer os dançarinos de plantão e deu ao seu texto o título de :esquicitices da musica gospel….NOSSA,vai se converter seminarista! não acredito que um homem de Deus esteja criticando a obra do Senhor.A palavra diz que não devemos nos conformar com as coisa desse mundo…mas alguem que esta inconformado com as coisas de Deus deve repensar na sua vida cristã.Ao inves de ficar criticando e falando mau de um assunto que vc com certeza não tem conhecimento nenhum, se preocupe em orar e pedir para Jesus salvar aqueles que agora estao num baile funk, numa boate, dançando com o diabo. vanessaschirrmann@hotmail.com, se por acaso quiser discutir, conversar mais sobre esse assunto. abraço Deus te Abençoe e tenha misericérdia!

  34. vanessa disse:

    SÓ PODIA SER CATÓLICO!!

  35. Daiane disse:

    A paz queridos, glória a Deus por existir dança nas igrejas, foi através de uma ministração de dança que conheci ao Senhor, e hoje danço pra Ele.
    Abraços

  36. não concordo, Deus usa as pessoas para adorala-lo, não importa se é com dança ou com canto…
    pense nisso com carinho.

  37. gaby de DEus disse:

    olha so , vai se converte, seu abrestalhado melhore essa critica

  38. INGRID disse:

    É triste ouvir isso de um seminarista, mas quem sou eu pra julgar. A dança é um ato de adorar a Deus. Faço parte do ministério de dança da minha igreja e ja fui tocada muitas vezes através da dança também. QUE DEUS ABENÇOE A TODOS. Antes de criticar olhe pra si mesmo.PENSE NISSO.

  39. Nicelle Leão disse:

    Simplesmente acho que você tem tudo direito do mundo de criticar e de achar mau gosto.
    Mais peço que você procure ver o que estar por trás das coreografias e gestos apresentados, nem sempre todos participantes estão louvando ao Senhor é verdade, mais muitos estão ali para dar graça ao Senhor por tudo o que ele fez e ate como uma forma de evangelizar seu nome.
    Lembre-se tudo que é feito, sejam as roupas, coreografias, ornamentações é para o Senhor para exalta-lo e não para uma apresentação de arte como você diz. É muito mais que isso.
    Que Deus possa tirar sua visão etnocentrista e fazer com que vejas o algo mais que acompanha esta obra da dança gospel.

  40. Thiciane disse:

    Oi. Obrigada pelas observações. Inclusive, estou procurando mesmo roupas diferentes. Alguma sugestão? Aguardo.
    Thiciane

  41. gaby disse:

    olha sabe porque isso acontece,infelizmente tem meninas que estão mais preocupadas em aparecer ,eu quando louvo,eu danço pro Senhor e posso te dizer que sinto Ele pertinho de mim,mas o despreparo,as roupas isso tudo e coisas de lideres despreparado,que acha que tudo que e diferente é bonito,meninas mostrando o corpo,sendo sensual,me desculpa mas se fazem isso é culpa dos lideres que nao se impoem,e não estão preparado…. ;)

  42. Suelen disse:

    Oláaa…

    Vc falou
    ” Entretanto, colocar a dança em meio à adoração é no mínimo mau gosto. Ora, para inicio de conversa o momento de adoração deveria ser única e exclusivamente para adorar a Deus e não para a apresentação de grupos artísticos”

    Se formos ponderar pelo ponto de vista de que a dança atrapalha o momento de adoração ao Senhor, porque esta não é a ocasião para grupos artísticos, então acho que não deveria também ter música, não é? Porque o barulho de uma bateria alta também pode atrapalhar…e todo MINISTÉRIO DE LOUVOR não deixa de ser um grupo artísitico….acho que a voz daquela maravilhosa cantora gospel deveria ser silenciada porque …seus gritos podem atrapalhar a adoração…

    Sabe, Deus é o criador e ele criou o homem com o dom de criar também! E se fazemos, que façamos para o Senhor, se cantamos, que cantemos pra ele, se tocamos…que seja para ele …e se dançamos que seja para Ele!

    Porque DEle, por Ele e para Ele são TODAS AS COISAS (Rm11:35)

    Que seja por Ele e para Ele também a nossa dança!

  43. Presbitero Carlos disse:

    Amigo…preste muita atenção..Para vc defender uma tese e sustentar sua opnião com discussões acerca de formas litórgicas de denominação A ou B vc como seminarista deveria no mínimo usar textos que afirmem com veracidade a sua opnião.Gostaria que vc me provasse Na Bíblia que Deus não aprovaria a conduta do ministério de dança.pois a Bíblia declara que nós somos despenseiros da MULTIFORME graça de Deus.Portanto Deus tem varias formas de nos usar…Prove-me que assim não…..Obs TEXTO E CONTEXTO HEIN:

  44. Elanan disse:

    Paz seja convosco!!
    Em todos os meus anos de ministerio de louvor,já vi dezenas de pessoas serem impactadas pelas coreografias ministradas nas igrejas….
    O louvor quando é feito com exelencia, chega ao coraçao do pai…..
    Me perdoe a sinceridade, ma percebo que pessoas como você não deveriam ser seminaristas, mas sim se converter de todo o coração e parar de tentar frustrar o ministerio de muitas pessoas que estao fazendo a obra com um coração puro ,e quando estamos na igreja ,devemos fechar os olhos da carne e abrir os olhos espirituais…
    E só mais uma coisa, Miriã dançou em meio ao louvor ,na passagem do mar vermelho,pois o povo também cantava….
    Que Deus abençõe tua vida…!!!

  45. Juliana disse:

    A nossa Dança é sim ”PROFÉTICA” e através dela podemos ver vidas salvas,curadas e liberta..
    E podemos ver que a nossa dança tem trazido resultado por que tem envergonhado o inferno…É como a palavra de Deus fala,quando você tá em comodando o inferno ele se levanta e é isso que tem acontecido a nossa dança tem subido como louvor r adoração ao Senhor…

    Deus é fiel e que a cada dia ele venha fazer com que a ”DANÇA PROFÉTICA”cresça nas igreja..

  46. Daynara martins disse:

    vai ser converte meu amado, vc nao pode falar isso ta querido, deus fez maravilha na minha atraves da dança!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s